30.6.13

#6 Resenha - A comédia dos anjos

Nome: A comédia dos anjos
Editora:  Salamandra
Autora: Adriana Falcão
Páginas: 144
Lido em: 28/05/12

Sinopse:
Como costumam ser as personagens femininas inventadas por Adriana Falcão, e que ganham vida em seus livros, peças de teatro ou roteiros de TV e cinema, dona Maria Madalena tem uma personalidade forte, em torno da qual gravita a vida de toda sua família.
Uma verdadeira matriarca, Maria Madalena é muito zelosa de sua posição. A ponto de voltar depois de morta para deixar tudo bem acertado aqui neste mundo. À sua maneira, é claro.Só que estamos em maio de 1958, às vésperas da Copa do Mundo.
Uma velha que morre, mas depois volta como fantasma para impedir a sua filha de casar com um homem que é jogador de futebol. Oi?

Realmente é uma história Bizarra. A comédia dos anjos, conta a estranha história de Dona Madalena, uma senhora que morre e volta depois para "ajudar sua filha que não sabe fazer nada'' . É uma personagem totalmente maluca. Sua "volta" ao mundo dos vivos não gera horror nas pessoas, mas gera confusões em cima de confusões. Dona Madalena é uma típica senhora viciada em baralhos, tanto que ao voltar do mundo dos mortos, a primeira coisa que decide é jogar baralho com suas amigas fofoqueiras.

 A capa com o tema futebol,  mostra o ex- de Edite (a filha de Dona Madalena), um jogador de futebol que é escalado para jogar na copa de 58. Esse jogador tem um papel importante na história,  porque filha de Dona Madalena não para de pensar nele. Ele precisa decidir entre a copa, e a sua ex (com quem tem um filho que apronta todas com Dona Madalena, e que inclusive quer que Edite fique com ele e não com Marcelo, o dono do bar falido, afinal, ele é seu pai.). Mas, Dona Madalena já havia separado os dois (Edite e o jogador), porque ela tinha uma pessoa certa para Edite, e essa pessoa certa é Marcelo (o dono do bar falido). Dona Madalena, além de "ajudar" a filha, veio ''ajudar'' Marcelo que está com o falido, já que Marcelo iria ficar com Edite, a fonte de sustento deles deveria voltar ao pique.

A história não tem muito sentido, mas é bastante engraçada. Os diálogos em sua minoria simples e desnecessários me entediaram e me confundiram em algumas páginas. O livro apresenta cortes; como posso explicar? Por exemplo, você está lendo uma cena, de repente muda pra outra (muito parecido com novelas e séries) o que me deixou a leitura um pouco cansativa, mas nada de mais.

Esse livro pode ser lido em pouco tempo, mas garanto, que nesse pouco tempo você irá se divertir muito com as doidices apresentadas de uma forma muito bem organizada e muito bem escrita (me lembrou a série global Pé na Cova). Ah, o livro já teve 3 capas diferentes, mas decidi por essa porque foi a que apresentava o livro que eu li.

Me indiquem por favor algum livro parecido com esse, porque estou afim de rolar de rir <3!