11.4.14

Conheça a Trilogia Wondla - Tony DiTerlizzi


Agora imagine que você está em um futuro muito distante e foi criado desde criança por um robô e que nunca saiu de casa, porém certo dia um monstro invade a sua casa subterrânea e você vai precisar sair de lá urgentemente - você não tem ideia de como é a superfície e nem tem conhecimento sobre as criaturas que vivem lá, certo que a sua robô treinou você para o dia que isso acontecesse. Então você foge pra superfície e descobre que nenhum desses treinamentos tem a ver com a realidade do solo. E agora tigre?

Você pode viver isso que eu contei lendo uma série incrível do Tony DiTerlizzi (Autor de Crônicas de SpiderWick), nessa série lemos a história de Eva Nove, tudo que eu contei acima faz parte da história desta
protagonista. Ao sair de casa, Eva se depara com uma realidade diferente, um mundo cheio de criaturas diferentes do que ela aprendeu com a sua Robô Mater.

Eva, não sabe porque mora no subterrâneo e porque é criada por uma robô. Ela não tem pais e nem amigos, e o sonho dela é conhecer um ser humano. Por esse motivo ela deseja muito sair de sua casa, o mundo lá fora parece tão divertido pelo que ela vê na televisão (apenas vídeos gravados), livros, etc...

Confesso que no inicio não fui muito com a cara de Eva, ela parecia mimada e chata, mas lembrei que ela tinha 12 anos e que nunca saiu de casa, que nunca viu um ser humano, que vive trancada, que tem uma mãe robô, é, ela tem os seus motivos e olhando por esse lado comecei a gostar de Eva. No decorrer da série ela foi se tornando madura e com a personalidade muito parecida com protagonistas de distopias. Valente e bela.

A série Wondla apresenta um mundo novo, cheio de criaturas inimagináveis, algumas simpáticas, outras não. A criatividade do autor me surpreendeu a cada página, o mundo que Eva descobre impressiona realmente o leitor. Ele foi tão criativo que criou comportamentos, animais, culturas, objetos e outras coisas que só a cabeça de um gênio poderia pensar.

O autor e ilustrador Tony DiTerlizzi caprichou em todas as
ilustrações. A sensação que eu tive foi de compreensão excelente da história. Poder ver o que ele via enquanto escrevia a história me transmitiu uma alegria tão grande, e realmente me senti dentro deste planeta misterioso chamado Orbona.

Os personagens me cativaram, e o meu preferido é Otto um urso d'água gigante que ajuda Eva em algumas missões, conhecemos também Andrilio o bff da Eva, Mater a sua mãe (chata) Robô, Eva é claro e muitas outras criaturas que no decorrer da história vão cumprindo seu papel de forma bem lenta.


Tudo que Eva deseja é encontrar humanos, para isso ela tem apenas um pedaço de um quadro que ela decidiu dar o nome de Wondla, e quando você descobre o que este quadro significa você se apaixona ainda mais a história. Uma dica é que este quadro se refere a uma obra muito amada e famosa hoje em dia, achei isso genial. 

Os três livros da trilogia: Em busca de Wondla, Um herói para Wondla, e A batalha por Wondla. Infelizmente o terceiro livro ainda não foi lançado. Inclusive estou pressionando a Editora Intrínseca para saber o dia do lançamento deste terceiro livro no Brasil. Editora que  parabenizo por fazer um incrível trabalho gráfico. Capa, páginas, diagramação etc... Tudo excelente!

A série de livros apresenta uma ferramenta muito legal, se você põem algumas páginas especificas em frente a web cam e acessa o site do livro, poderás ouvir sons, e ver essas imagens animadas. Me diverti muito ouvindo os sons do novo mundo encontrado por Eva, a realidade virtual é apaixonante.

De leitura rápida, Wondla é contado em terceira pessoa. Os livros te prendem, de modo que você que sempre descobrir o que acontece na página a seguir, quem já leu Joseph Campbell vai reconhecer as características da jornada do herói. Wondla,uma trilogia perfeita e imperdível, que vai tirar seu fôlego e inspirar muitos sonhos.