17.6.13

#2 Resenha - Chaves | A História Oficial Ilustrada

Sinopse
''Quem não se lembra das cenas hilárias e dos bordões marcantes dos seriados Chaves ou Chapolin Colorado? Há mais de 30 anos, fãs de diversas nacionalidades se divertem com as confusões e aventuras dessa turma.
 Neste projeto especial e totalmente ilustrado, o leitor vai conhecer um pouco mais sobre a trajetória extraordinária de Roberto Gómez Bolanõs, por meio de diversas histórias interessantes e engraçadas dos bastidores dos programas, além de curiosidades sobre a criação do garoto órgão que adora sanduíche de presunto e dos demais personagens como Seu Madruga, Quico, Chiquinha, Dona Florinda, Dona Clotilde, Senhor Barriga e tantos outros. Além disso, apresenta fotos raras do acervo pessoal de Bolanõs. Definitivamente, esse é um guia imperdível para todas as gerações de fãs.''


 Autor: Roberto Gomes Bolanõs
Editora: Universo Dos Livros
 Páginas: 207
Gênero: Biografia
 Lido em: 10/02/13 
Ano:2012
Ler sobre Bolanõs é sempre muito bom, confesso que sou fã de suas obras e fico encantando quando vejo suas séries e citações. Este livro não é mais uma biografia qualquer, conta a história de vida do homem que lançou o seriado mais famoso do mundo: Chaves. 

O livro é cheio de curiosidades, e cada página é uma nova emoção. Saber da infância e gostos desse homem é genial é incrível. Este livro é um material riquíssimo, contém muitas fotos que nunca pensaríamos ver, são fotos realmente raras, porém também contém fotos que circulam a séculos na web.

Muitos fatos são narrados, porém o que me chamou muita atenção foi o relacionamento de Bolanõs com sua esposa Florinda Meza, amigos, é um romance sem igual. Um exemplo de respeito e fidelidade, coisa que não vemos nos dias de hoje. Mas como sempre, a mídia sempre tentou demonstrar que Florinda maltratava Bolanõs, e o mesmo desmente qualquer acusação contra sua amada.

Vou ser sincero, o livro é ótimo, mas senti falta da briga por direitos autorais de Chiquinha, o livro não fala disso em nenhuma página, talvez seja por ética. Na página 105, podemos ler um pequeno texto sobre Chiquinha. Vou compartilhar uma curiosidade:
"Seu nome original, Chilindrina, vem de um pão tipicamente mexicano, salpicado com sementes de gergelim, que lembram suas inúmeras sardas."

O livro contém uma mensagem exclusiva de Bolanõs para o público Brasileiro, depoimentos de amigos e familiares, apresentação outros livros que Roberto escreveu, e ainda fala do recente desenho animado dirigido por seu filho, sem falar nas letras de suas músicas belíssimas.

Tudo isso e muito mais você encontra neste livro precioso e muito bonito, a minha citação preferida termina essa resenha.
"Como eu gostaria de ser lembrado depois de minha morte? Já me fizeram essa pergunta muitas vezes, mas nunca soube respondê-la. Na verdade, não sou ambicioso, então, como quiserem. Mas sobretudo como um home bom; não quero monumentos, nem belas memórias, nem nada disso."
Roberto Gómes Bolanõs