28.10.13

#12 Resenha - Cidade dos Ossos

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.  
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 462
Gênero: Ficção estrangeira
Ano: 2010

               Cidade dos Ossos é o primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais, da autora Cassandra Clare, publicado pela editora Galera Record no Brasil. Vou falar um pouquinho sobre o que eu achei desse livro.
               Eu amei! Já sou totalmente viciada na série. Nesse primeiro livro uma garota de 15 anos, Clary, vê sua vida mudar completamente após ter presenciado um assassinato na boate em que estava. Os assassinos? Jovens, tatuados e bonitos.
               Existem quatro tipos de seres:
- os mundanos (humanos normais que não possuem o dom da Visão)
- os seres do Submundo (são seres diferentes dos demônios, mas também não são mundanos. Podemos citar: vampiros, lobisomens, fadas e etc)
- os demônios (criaturas que só carregam o mal em si)
- os nephilim ou Caçadores de Sombras (descendentes de humanos e anjos tem como função proteger nosso mundo combatendo os demônios).
               Clary descobre que os jovens assassinos eram Caçadores de Sombras. Ela vai desvendando coisas sobre o seu passado durante o livro e percebe que tem mais relação com esse “novo mundo” do que imaginava.
               Em relação aos ambientes, a autora me fez soltar a criatividade e imaginar. Por ser narrada em terceira pessoa a visão da história é mais ampla, fazendo com que as cenas de ação e aventura fiquem mais emocionantes. Cidade dos Ossos não foi feito para quem só gosta de romance, pois essas partes são raras. É aquele tipo de livro que quando você pega não consegue parar mais de ler.
               Os personagens são incríveis! Clary não é uma protagonista que fica sempre de mi mi mi, não depende de um garoto para fazer tudo e isso me fez gostar dela. Não tenho palavras para descrever o quanto eu sou A-P-A-I-X-O-N-A-D-A pelo Jace *risos*, ele é lindo (pelo o que eu imaginei e foi descrito) e irônico na medida certa. Adoro os irmãos Lightwood e alguns dos seres do Submundo. O único que não me conquistou foi o Simon, as partes em que ele não apareceu foram as melhores para mim.
               Como vocês puderam perceber, só tenho elogios para esse livro, porém tenho que admitir que fiquei com raiva da Cassandra no final do livro pelo destino que ela deu aos personagens. O jeito é esperar para ver o que acontece na continuação. É uma leitura super-recomendada por mim, você não vai se arrepender. De 0 a 5 estrelas dou 5!