20.10.13

#8 Resenha - Starters

Você já leu um livro até a página 100 e NADA? A vontade que vem é de desistir da leitura e passar para um próximo livro. Posso até citar alguns, por exemplo: A hospedeira, Morte Súbita, A  esperança, As aventuras de PI, A maldição do tigre,  O menino do pijama listrado, Coração de Tinta. Enfim, todos esses livros ficam bom pelo menos depois de cem páginas lidos; todos são ou foram best best-sellers, posso até citar uma frase nova: "Não julgue o livro pelas 100 primeiras páginas". Tive essa experiência com Starters. Desisti duas vezes de ler sempre trocando com outro, mas eu criei vergonha na cara (ainda bem) e tive uma experiência incrível de leitura. A seguir, a resenha desse livro louco.



 Sinopse:
Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado... 
 Autor: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Gênero: Ficção/Distopia
Ano:2012

Starters é uma distopia, e conta a história de Callie, uma menina órfã que cuida do seu irmão doente num mundo pós guerra. Essa guerra, chamado Guerra dos Esporos dizimou quem tinha entre 20 e 60 anos. Callie tem um amigo chamado Michael que a ajuda a procura alimentos, abrigos, a protege-la em meio ao caos que restou depois desta guerra.

O mundo vive sob de um governo opressor que proibiu os jovens de trabalharem. E isso impede Callie de comprar remédios, uma casa, comida e roupas. Por isso os starters órfãos vivem igual a ratos procurando comida e conforto. Callie sensível a necessidade de seu irmão, descobre uma empresa chamada: Prime Destinations. Essa empresa é comandada por um velho misteriosos que nunca exibiu seu rosto, nem as intenções de sua empresa. A P.D é uma empresa de aluguel de corpos, ou seja: Se você é jovem e tem habilidades pode alugar seu corpo por um certo período de tempo aos enders, que são idosos ricos. Esses idosos tiveram a vida prolongada por conta do remédio, então vivem até mais de 200 anos.

Por seu irmão, Callie aluga seu corpo a uma Ender, para que essa Ender possa ter vitalidade novamente e para que consiga dinheiro para ajudar seu irmão Tyler.  Porém ao fazer essa acordo, sem perceber ela se envolve com descobertas muito perigosas, com pessoas extremamente ricas, poderosas e perigosas. Pessoas falsas desde gênios da informática, até madames cafonas, o pior de tudo é que ela se envolve também com o Velho. Será que ela fez a escolha certa? Você só vai saber lendo Starters!

Eu iniciei a leitura de Startes no inicio de setembro, e vim terminar antes de ontem. Porque demorei tanto para ler? Como eu disse acima, o inicio do livro é meio cansativo, porém chegando na página 120 se não engano tudo fica muito emocionante! O que me chamou a atenção não foi a sinopse, foi a capa! É uma capa muito bonita, me lembrou A.I Inteligência Artificial que é um dos meus filmes preferidos.

Sempre via este livro nas caixas de correios de outros blogueiros, por isso comprei e esse livro foi fruto de uma pirangagem (hahaha), eu estava muito ansioso pra ler Starters, até que vi ele na Avon por R$ 13,00. Comprei na hora! O livro chegou uma semana depois e ele era versão econômica, muito simples mesmo. Sem o brilho, folhas brancas, e a capa muito fina, as letras são minúsculas. Eu não me incomodei tanto, não ligo muito para esses detalhes... eu só queria que as folhas fossem amarelas, a capa fosse boa e a letra fosse maior.

Callie é uma menina muito determinada e sabe o que quer. Gostei da ousadia da protagonista, ter que viver sem nada e sem poder confiar em ninguém fez com que ela amadurecesse e virasse forte e corajosa.

Como nem tudo é um mar de rosas, Starters mostra uma infantilidade e muitos clichês e alguns trechos, coisas mirabolantes demais, muita macacada sabe? Coisas que não eram tão desnecessárias. E alguns termos se repetem muito. O livro também deixa algumas dúvidas, eu me perdia em alguns trechos da história por não conseguir entender o que acontecera. Até ao contrário, muita das vezes eu entendia e pensava. Gente qual a necessidade disso?

Um romance estranho também é apresentado no livro, tipo um triângulo amoroso, mas não é tão amoroso assim. É esquisito, muito esquisito.

O livro apresenta muitas reviravoltas, tecnologia, um vilão extremamente perturbador, muita aventura, e conspirações muito bem apresentadas. Se você tiver um pouco de paciência, e gostar de uma distopia, Starters é um livro muito indicado para você! E aquela citação na capa: "Fãs de jogos vorazes vão adorar". É em certo ponto verdade, você tem que espremer o livro pra tirar Suzanne Collins, mas é uma distopia, né? As características essenciais são sempre as mesmas.

O final é incrivelmente incrível! Starters faz parte uma trilogia, o segundo livro é Enders, que só chega em janeiro aqui no Brasil :(, estou realmente querendo ler a continuação. Fico torcendo para que Lissa amadureça um pouco e deixe o livro mais leve e sem tantas informações desnecessárias.