21.10.13

#9 Resenha - Diário de um Banana - Livros 1 e 2

Sinopse:
Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.
Em Diário de um Banana, o autor e ilustrados Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável.
Autor: Jeff Kinney
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 217
Gênero: Comédia / Ilustração
Ano:2007

 Esse é o primeiro livro da série, mas antes de tudo quero compartilhar a minha alegria de poder ter lido Diário de um Banana. A cada página que eu abria, Jeff Kinney arrancava  muitas gargalhadas de mim e minha irmã mais nova ficava me olhando com uma cara de: "Esse é retardado."
Este é Manny, irmão mais novo do Greg.
Como o nome do livro diz, Diário de um Banana são relatos dos dias cômicos de Greg Heffley, um garoto que estuda no ensino fundamental e sonha ser popular. 

Greg estuda com seu amigo Rowley, um gordinho muito engraçado e original. Greg também tem que enfrentar valentões, seus pais e seus irmãos, a cada página uma situação nova aparece e Greg tem que ter muita paciência para lidar com tudo isso.

O diário apresenta ilustrações belíssimas e muito, muito criativas! Os traços são muito bem feitos, é como se os desenhos tivessem sido feitos por Greg (que narra o livro), assim podemos chegar mais perto deste amado personagem. Durante a leitura me lembrei muito do seriado Todo mundo odeia o Chris <3.

Vou ser sincero: Achei que a leitura de Diário de um Banana seria infantil e sem graça, me enganei. Esse livro é para todas as idades, meu pai gostou, minha irmã mais nova gostou e meus amigos gostaram e compraram também para si. A leitura é simples e fluiu muito rápida, em menos de 1 hora eu já tinha lido tudo (essa foi a pior parte, o livro acabou). Me identifiquei muito com cada situação apresentada no livro, eu ri bastante. Comprei esse livro na avon, e claro veio em edição econômica. Indico muito Diário de um banana a qualquer leitor. É um livro muito querido e especial, que você vai querer com toda certeza ter na sua estante.



Diário de um Banana 2 - Rodrick é o cara

Sinopse: Faça o que quiser, só não pergunte a Greg Heffley como foram suas férias de verão, porque ele realmente não quer falar sobre isso. De volta às aulas, Greg está ansioso para enterrar de vez os últimos três meses... e um acontecimento em particular. Mas seu irmão mais velho, Rodrick, não vai deixar que as coisas caiam no esquecimento assim tão fácil. Ele é testemunha de um "pequeno" incidente que Greg quer manter em sigilo. Mas sabe como são os segredos, né? Logo, logo estão na boca do povo, especialmente quando há um diário envolvido na confusão.
Autor: Jeff Kinney
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 218
Gênero: Comédia / Ilustração
Ano:2008

Rodrick, irmão mais velho de Greg.
 O segundo livro da série traz um diferencial, mostra mas a relação de Greg com seus irmãos, e podemos conhecer melhor Rodrick, seu irmão mais velho que tem uma banda chamada: Frawda Cheia. A mãe de Greg quer que os filhos se aproximem, mas isso é bem difícil de acontecer.  Ela cria situações típicas de qualquer mãe para a aproximação dos filhos, mas nada dá certo. Manny também começa a falar e a dedurar seus irmãos, gostei muito de Manny e ele é o meu personagem preferido do livro.

Eu li Diário de um Banana 1 e tive uma experiência incrível durante a leitura, como eu citei acima, eu li muito rápido o primeiro livro e isso me deixou com gostinho de quero mais. Porém eu havia compro o segundo livro da série, e decidi fazer uma leitura diferencia, mais lenta... Li Diário de um Banana em dois dias para aproveitar melhor (sério). 

O segundo livro é tão engraçado quanto o primeiro, li alguns blogs que diziam ao contrário, mas eu não concordo. Diário de um Banana 2 me fez rir tanto, e até comprei o outro livro que ainda não chegou, mas que não vejo a hora de começar a ler.

É isso gente, Jeff Kinney é genial e merece muitas palmas por criar personagens tão legais, livros tão engraçados e histórias que te fazem rir.